Visita a Lavacolhos

No dia 10 de junho realizámos uma visita de estudo a Lavacolhos com a turma do Curso Profissional de Animador Sociocultural da Escola Técnica Empresarial do Oeste, cujos alunos asseguram o Grupo de Bombos da ETEO. O objetivo principal era conhecer melhor os bombos que tornaram aquela aldeia da Beira Baixa conhecida no país e estrangeiro, mas também contactar com outros aspectos patrimoniais, sociais e culturais da região.
A viagem iniciou-se no dia 9 depois do almoço. Antes de chegar a Lavacolhos fizemos uma visita à aldeia histórica de Castelo Novo, e montámos o acampamento no Parque de Campismo do Fundão. À noite ainda deu para um pequeno passeio no Fundão.

Castelo Novo

Parque de Campismo do Fundão.

No dia seguinte acordámos cedo, às 6 horas, porque era preciso desmontar o acampamento e tomar o pequeno almoço a tempo de estar em Lavacolhos às 8 horas, para participarmos numa caminhada com a comunidade local, organizada pela Associação Recreativa de Lavacolhos. Foram quase 10 quilómetros pelo vasto território que circunda a povoação, que tem cerca 180 habitantes.

Concentração dos participantes na caminhada no Largo da Igreja

Um trecho do percurso

A caminhada terminou já perto da hora do almoço, mas antes ainda houve tempo para descansar e dar uns mergulhos na praia fluvial, e para um primeiro contacto com os célebres Bombos de Lavacolhos. O grupo tocou a conhecida moda “Ao Alto!”, que é a sua “imagem de marca”, e depois deixou-nos experimentar os instrumentos.

Área de Lazer de Lavacolhos

Os "bombos" de Lavacolhos

Os “bombos” de Lavacolhos

Os alunos da ETEO experimentando os bombos de Lavacolhos

Almoço de convívio

Depois do almoço ainda houve uma arruada em que os alunos da ETEO, depois de uma breve lição, se aventuraram a participar.

Aprendendo a tocar o bombo ao estilo de Lavacolhos

Arruada com a participação de alunos da ETEO

De seguida fomos à oficina do artesão Américo Simão, construtor de bombos, a quem comprámos dois instrumentos para enriquecer o instrumental do nosso grupo, e acabámos a visita na Casa do Bombo, que além do núcleo museológico possui espaço para oficinas e uma sala de ensaios com um “karaoke do Bombo”, onde ainda aprendemos mais algumas técnicas.

Américo Simão, construtor de Bombos

A oficina de Américo Simão

O presidente da Junta de Freguesia explica a nova imagem dos Bombos de Lavacolhos, à entrada da Casa do Bombo.

Sessão final na Casa do Bombo

Esta visita ultrapassou todas as nossas expectativas, graças à enorme disponibilidade e simpatia do presidente da Junta de Freguesia José Manuel Gravito, do presidente da Associação Recreativa João Matos, do diretor da Casa do Bombo Abílio Guerra, do construtor Américo Simão, de todos os elementos dos Bombos de Lavacolhos e da população que nos acompanhou. Ficou já prometida uma nova visita!

Esta entrada foi publicada em ETEO, Música. ligação permanente.